quinta-feira, 11 de junho de 2009

O PRINCÍPIO 90/10

Pare de culpar ou confiar apenas no que está fora de você. Seja 100%

Uma professora do Ensino Médio me procurou, recentemente, porque estava com um princípio de depressão. Dizia que, embora ainda mantivesse o "fogo" da vocação para lecionar, nos últimos dias não têm conseguido estabelecer os melhores contatos com seus alunos.
Durante a conversa, em que deixo a pessoa falar bastante sobre o seu problema para então encontrar a saída (acredite, o problema está em nós, e a solução também), percebi, nitidamente, que os seus péssimos dias começavam já em casa, e não na escola, como ela imaginava. Logo de manhã, algo dava errado e então começavam os problemas (topou com o dedão na escada, acabou a pasta de dente, o marido se atrasou e não deu para comprar o pão, a filha não havia limpado a cozinha como ela havia pedido... e as reações, claro, eram explosivas.). Ela estava passando por um ciclo de pouca excelência, com respostas inadequadas para problemas corriqueiros do dia-a-dia e que refletiam em todas as áreas de sua vida.
Parece ainda para muita gente, infelizmente, muito difícil aceitar que tudo o que acontece conosco é resultado de nossas próprias ações. Com essa professora não era diferente.
Quando lhe disse que tudo poderia mudar quando ela assumisse uma nova postura diante de alguns fatos de sua vida, a pergunta que veio à sua mente era inevitável (e já esperada por mim): "Você quer dizer que tudo que está acontecendo é culpa minha?".
Alto lá!
Culpa, não. Responsabilidade, sim!
Então passei a falar-lhe do princípio 90/10, muito estudado na PNL .
Segundo Gasparetto, temos apenas 10 % do poder em nossas mãos através do Lívre arbítrio. 90 % pertence ao Universo (Cuidado com o que você deseja, porque pode conseguir. O Universo sempre conspira a favor de seus desejos). Porém, podemos ser 100% a todo momento, em qualquer hora. O que é preciso é perceber usamos estes 100%, e quando aproveitamos somente os 10%. Isto significa que quando alguém diz que "vai conseguir" algo, que "resolverá" determinada questão, que tudo vai funcionar do jeito que se deseja, conta com os 90 % restantes, ou seja, conta consigo mesmo e não apenas com o acaso ou com que os outros podem fazer ou deixar de fazer. Com isso, somamos 100%. A preocupação, o culpar os outros, o usar pouco da criatividade... isso é usar apenas 10% de nossas capacidades.
Já experimentou a sensação de estar em transe? Você pode até dizer "não", mas com certeza já esteve nestas condições. É quando a gente está agindo sem pensar, reativamente, no "piloto automático", como diria minha amiga Magaly, a Meg (Uma bela atriz baiana, que eu adoro!). Pense nos momentos em que você imagina que algo está errado (sua filha não chega e pode ter acontecido um acidente; o patrão olhou diferente para você e agora existe em sua mente a possibilidade de ser demitido; sua namorada ou namorado pisou na bola num compromisso e você pensa que ela (ele) está com outro(a); Você estã tão absorto nos pensamentos que não viu o carro quando ia atravessar a rua....). Isso é estar em transe.
Foi Meg quem, uma vez, postou em nossa comunidade do Orkut (Brain) este princípio, explicado por Stephen Covey. Obrigado, querida! Sabia que um dia isto seria útil para as pessoas que me pedem ajuda!

Que princípio é esse?
Os 10% da vida estão relacionados com o que se passa com você, os outros 90% da vida estão relacionados com a forma como você reage ao que se passa com você.

O que isto quer dizer?

Realmente, nós não temos controle sobre 10% do que nos sucede.
Não podemos evitar que o carro enguice, que o avião atrase, que o semáforo fique no vermelho. Mas, você é quem determinará os outros 90%.

Como?

Exemplo: você está tomando o café da manhã com sua família. Sua filha, ao pegar a xícara, deixa o café cair na sua camisa branca de trabalho. Você não tem controle sobre isto.
O que acontecerá em seguida será determinado por sua reação.
Então, você se irrita.
Repreende severamente sua filha e ela começa a chorar. Você censura sua esposa por ter colocado a xícara muito na beirada da mesa. E tem prosseguimento uma batalha verbal...
Contrariado e resmungando, você vai mudar de camisa. Quando volta, encontra sua filha chorando mais ainda e ela acaba perdendo o ônibus para a escola. Sua esposa vai para o trabalho também contrariada.
Você tem que levar sua filha de carro pra escola
Como está atrasado, dirige em alta velocidade e é multado. Depois de 15 minutos de atraso, uma discussão com o guarda de trânsito e uma multa, vocês chegam à escola, onde sua filha entra, sem se despedir de você. Ao chegar atrasado ao escritório, você percebe que esqueceu sua maleta. Seu dia começou mal e parece que ficará pior. Você fica ansioso para o dia acabar e quando chega em casa, sua esposa e filha estão de cara fechadas, em silêncio e frias com você.
Por quê?
Por causa de sua reação ao acontecido no café da manhã.

E então vem o grande ensinamento:
Pense: por quê seu dia foi péssimo?
A) por causa do café?
B) por causa de sua filha?
C) por causa de sua esposa?
D) por causa da multa de trânsito?
E) por sua causa?
A resposta correta é a da letra "E".

E se tivesse sido diferente?
Você não teve controle sobre o que aconteceu com o café, mas o modo como você reagiu naqueles 5 minutos foi o que deixou seu dia ruim.
Então imagine: O café cai na sua camisa, sua filha começa a chorar e então você diz a ela, gentilmente: "está bem, querida, você só precisa ter mais cuidado".
Depois de pegar outra camisa e a pasta executiva, você volta, olha pela janela e vê sua filha pegando o ônibus.
Dá um sorriso e ela retribui dando adeus com a mão.
Notou a diferença?
Duas situações iguais, que terminam muito diferentes. Por quê? Porque os outros 90% são determinados por sua reação.
Eis aí um exemplo de como aplicar o Princípio 90/10.
Se alguém diz algo negativo sobre você, não leve a sério, não deixe que os comentários negativos te afetem, reaja apropriadamente e seu dia não ficará arruinado.

Exemplos:
Como reagir a alguém que lhe atrapalha no trânsito?
Você fica transtornado? Golpeia o volante? Xinga? Sua pressão sobe?

E o que acontecerá se você perder o emprego?
Vai ficar preocupado, angustiado, perder o sono e adoecer?
Use a energia da preocupação para procurar outro trabalho.

Seu vôo está atrasado, vai atrapalhar a sua programação do dia.
Por quê manifestar frustração com o funcionário do aeroporto? Ele não pode fazer nada.
Use seu tempo para estudar, conhecer os outros passageiros.
Estressar-se só piora as coisas.

Agora que você já conhece o Princípio 90/10, utilize-o.
Você se surpreenderá com os resultados e não se arrependerá de usá-lo. Por desconhecerem o poder de escolher suas reações diante dos acontecimentos, milhares de pessoas estão sofrendo e se estressando desnecessariamente. E o estresse destrói nossa saúde e nos envelhece.
Todos devemos conhecer e praticar o Princípio 90/10. Ele pode mesmo mudar a sua vida!

Confiar, ter FÉ
"Penso que é a grande questão! Não é à toa que no final do século passado começou a se falar tanto na importância da fé.
Tomei um susto qdo vi uma capa da Revista Veja escrito FÉ, se não me engano com o rosto de Jesus na capa. Falava-se já em melhoras de doentes nos hospitais, dos pacientes que diziam acreditar em alguma força maior.
É a segunda parte dos 3 pontos para se atrair um desejo descrito pelos Abraham.
1 - Você pede
2 - O Universo te dá.
2 - Você permite receber.
Como é importante está alinhado com seu desejo, e estar alinhado é estar em sintonia, em vibração igual a vibração do que vc quer. E pra isso é preciso estar acreditando nestes 90%... confiando... confiando...." (Meg)

"Minha querida alma, seja fonte de confiança. Minha querida alma, faça de mim uma pessoa PROATIVA".

Um comentário:

  1. Valeu! estou na expectativa real de mudanças.
    Sugestão p/ tema: Gratidão.

    ResponderExcluir

Translate

POSTS MAIS RECENTES NO SEU EMAIL - CADASTRE-SE!