domingo, 7 de junho de 2009

MEDITAÇÃO: A RESPIRAÇÃO É O CAMINHO

A medicina tradicional tem realizado, cada vez mais, grandes avanços na descoberta de novos tratamentos para as enfermidades que afligem o ser humano. Paralelamente, as terapias alternativas também têm comprovado que, por meio da sensibilidade e das emoções bem-reguladas, é possível aumentar o bem-estar físico e mental.
A meditação é um poderoso aliado do corpo e da alma que consegue, com alguns exercícios, ajustar o que para muitos parece impossível de ser ajustado. A meditação acalma, nos ajuda a encontrar nossa fonte de luz, criatividade, intuição, saúde e fé, segundo Ivete Costa, consultora holística especializada em psicologia transpessoal.
A palavra meditação vem do latim meditare, que significa voltar-se para o centro, no sentido de afastar-se um curto período de tempo do mundo exterior e voltar a atenção para dentro de si. A técnica, ligada a religiões orientais, como o budismo, é considerada tão antiga quanto a humanidade. Atualmente, porém, não é preciso seguir uma seita para praticá-la. Por não ser uma religiosa, Ivete, por exemplo, diz que demorou para se render aos benefícios da meditação, já que achava que teria de rezar ou conversar com Deus todos os dias.
Sem forçar nada, as pessoas aprendem a utilizar e a mudar suas vidas com a meditação.
Milhares de pessoas tentam encontrar a luz no fim do túnel praticando diariamente esta técnica. De acordo com uma pesquisa norte-americana elaborada no ano passado pela Universidade de Massachusetts, mais de 10 milhões de pessoas meditam regularmente somente nos Estados Unidos.
Para que a dedicação dê resultados, é preciso fazer uso de uma importantíssima ferramenta natural: a respiração. Porém, não se trata daquela respiração automática, muitas vezes feita de maneira errada. É preciso reaprender a respirar e, assim, começar a usufruir de benefícios físicos e emocionais.
Segundo a equipe de profissionais da organização não-governamental "Arte de Viver", quando respiramos errado os pulmões são forçados e acabam precisando se movimentar rapidamente para garantir o fluxo de oxigênio necessário. Como consequência, o coração também é obrigado a acelerar o ritmo para conseguir fornecer sangue suficiente e transportar o oxigênio.
O resultado disso é a desorganização de vários órgãos, principalmente o cérebro, o que provoca reações negativas no corpo, como ansiedade e estresse. E a meditação é vista como capaz de exterminar esses dois vilões.
A respiração correta é como a dos bebês, que inspiram e expiram profunda e lentamente. Quando a pessoa leva ar para a parte inferior dos pulmões, onde as trocas de oxigênio são mais eficazes, tudo no corpo se modifica. O ritmo cardíaco e a pressão arterial diminuem, os músculos relaxam, a ansiedade cessa e a mente se acalma. Com este tipo de respiração é possível melhorar a má digestão, aliviar a ansiedade, elevar a qualidade do sono, entre outros benefícios. Isso prova o poder da meditação.
Para alcançar uma forma de respiração mais eficiente, a receita é a prática: exercícios constantes, que podem ser feitos em casa ou nos centros de meditação, em sessões de aproximadamente 20 minutos por dia. Como a respiração correta ajuda a aliviar a mente das frustrações passadas e da ansiedade com o futuro, ela tem a capacidade de trazer o indivíduo para o momento presente, melhorando a sua qualidade de vida. Para muita gente, o problema está exatamente aí, por não saber como esvaziar a mente, principalmente durante o trabalho de meditação.
Claro, que, se você for do tipo mais disperso (a) no começo terá um pouco de dificuldade para aprender a se desligar, mas poderá neutralizar os pensamentos com o tempo.
A pessoa precisa começar a prestar atenção na respiração. Feito isso, quando aquele turbilhão de ideias surgir, o importante é focar em apenas uma coisa por vez. Perceba no que está pensando e volte a focar na respiração.

DE PÉ, SENTADO OU DEITADO?

A postura ideal para descansar a mente varia de pessoa para pessoa. Algumas pessoas preferem meditar sentado, na chamada posição de lótus, com as pernas cruzadas. Outras gostam de relaxar deitadas em um local macio. O importante é deixar a coluna esticada e sentir-se confortável. Com o tempo, dá para incrementar com outros movimentos e até para meditar de pé.
Para que isso ocorra, é importante ter dedicação diária de no mínimo 15 minutos. Quando estiver seguro, aumente o tempo até chegar a uma hora.
Por meio da meditação, é possível renovar a energia pessoal, livrando-se dos pensamentos negativos e das tensões focalizando em cada chacra. Em consequência, também desaparecem as dores de origem psicossomáticas, provocadas pela distância entre o real e o idealizado pela mente.
Então, o que está esperando? Está tenso? Então Pare! Relaxe e preste atenção à sua respiração.

SUGESTÕES PARA ATENUAR A ANSIEDADE COM PRÁTICAS RESPIRATÓRIAS:
(Dicas da Terapia Energética)

Quando ansioso, tente essas alternativas percebendo qual se adapta melhor a você:

1. Respire ampla, profunda e pausadamente; Se não conseguir fazer assim, contenha a respiração completamente;
2. Não conseguindo nenhuma das duas possibilidades anteriores, respire rápida e superficialmente - "respiração de cachorrinho cansado", até que consiga realizar outro ritmo respiratório mais suave;
3. Concentre-se em seu interior (será necessário ter o propósito de se afastar por alguns momentos das preocupações correntes); para realizar isso, inspire profundamente duas vezes. Focalize sua atenção na respiração até que tenha terminado de exalar; fique sem respirar durante alguns segundos antes de inspirar novamente. Repita algumas vezes. Concentre a atenção na região do peito, imaginando que está respirando através do peito (respiração toráxica, veja mais sobre este tipo de respiração na seção sobre os exercícios respiratórios); tendo facilidade com exercícios de visualização, imagine cenas que lhe tragam paz e conforto. Focar sentimentos de gratidão e amor serão particularmente interessantes.

"Minha querida alma, seja fonte de disciplina e atenção"

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