quarta-feira, 20 de maio de 2009

Dica da semana: CUMPRIMENTE COM UM SORRISO


É quase certo que você, algum dia, passou por alguém e foi cumprimentado com um daqueles sorrisos de rosto inteiro. É um grande prazer quando encontramos alguém assim. Talvez você queira fazer o mesmo, mas sem correr o risco de parecer que está forçando.
Bem, isto pode ser fácil!
A PNL ensina uma estratégia de pensamento adequada. O segredo (ou pelo menos um deles) é o que você pensa logo que identifica a pessoa como conhecida. Por exemplo:
1) Lembre-se de experiências agradáveis que vivenciou com a pessoa, ou com alguém parecido com ela. Já saíram juntas? Contaram piadas? Descobriram coisas em comum?
2) Pense em como a pessoa lhe tratou e cumprimentou em outras ocasiões. Algumas pessoas parecem sair por aí dispostas a tirar um sorriso de qualquer um que passe perto. Se não foi este o caso (de repente a pessoa nunca lhe cumprimentou, ou o fez de maneira fria), não importa. Volte à opção 1 e pense nas sensações positivas que as lembranças lhe causam.
Se você tiver esse tipo de lembranças prazerosas, pode ter certeza, você sorrirá com todo o rosto, e não só com os dentes.
Claro que você pode argumentar: "Não dá tempo de fazer isto". Bem, esse fato procede...
O ideal mesmo é fazer isso com a agilidade característica das coisas que fazemos bem, como falar. A solução para isto, naturalmente, é o ensaio mental.
Pratique algumas vezes na imaginação, com várias pessoas em situações variadas, criando experiências internas que vão lhe servir de referência na prática. Uma dica: que tal fazer isso agora mesmo, para testar a estratégia?
Porém, vai aqui um detalhe importante: Se você não teve experiências prazerosas com uma pessoa específica, e não consegue transferir para ela algo positivo, pode sorrir também, desde que seu objetivo seja fazer com que expressões carrancudas se abram! Acredite: funciona!

"Minha querida alma, faça de mim uma pessoa sorridente e afável"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate

POSTS MAIS RECENTES NO SEU EMAIL - CADASTRE-SE!