sábado, 14 de janeiro de 2012

INDUÇÃO ESPECIAL PARA APRENDIZAGEM

São concursos e mais concursos públicos sendo lançados neste inicio de ano. Grupos e mais grupos se dedicam a estudar árduamente. Mas não são poucos os que entram na sala de aula e saem do mesmo jeito que entrou: com a sensação de que não aprenderam nada.
O problema, claro, não está no conteúdo ou no professor (embora algumas vezes possamos pensar em substituí-los, sim...rsrsrs). A questão está mesmo é na postura que adotamos para a aprendizagem.
Claro que muita gente vai dizer: "Mas, Antonio Carlos, é tanta pressão, tanto expectativa com o que pode e o que não pode acontecer no dia do concurso, que não dá pra concentrar e, tampouco, APRENDER".
Então, que tal combater estes problemas, que tem apenas um nome: ANSIEDADE?
Abaixo, repasso uma técnica muito utilizada por mim antes de cursos, especialmente quando o assunto é Hipnose. Trata-se de uma Indução hipnótica para a aprendizagem.
Se você é aluno, pode simplesmente ler estas palavras e decorá-las, ou gravar para seu player (MP3, MP4, Celular). Antes dos estudos, basta tocar e seguir as orientações.
Se for um professor quem está lendo estas linhas, uma dica legal: Copie e use-a com seus alunos, antes de começar as atividades de sua aula.

Aproveite:

"Para começarmos, adote uma posição confortável. Se quiser ficar de olhos abertos, pode ficar. Se quiser fechá-los, fique à vontade. Conte de 4 a 1 e sinta que seu corpo vai ficando mais e mais confortável na cadeira... 4....3.....2.....1.... Relaxe....


Preste muita atenção:

Normalmente dependemos de vários apoios externos para executarmos a contento alguma atividade, e nem sempre nos lembramos de usá-los. Esta indução visa estabelecer um reconhecimento melhor dos vários apoios de que dispomos para aprender.

"Para que seu corpo fique estável, como está agora, ele precisa de apoios. Verifique os pontos

 de contato que o seu corpo tem agora... com a cadeira... com o chão... Preste atenção nos pontos em que seus pés se apóiam... nas sensações de contato... na firmeza... Conscientize-se das sensações de apoio dos seus braços... e mãos...e costas... Perceba todos os pontos de apoio que estão sustentando seu corpo... e solte-se neles... permitindo-se, por alguns momentos, descansar... e relaxar...

Agora, coloque sua atenção nos apoios disponíveis para o seu aprendizado. Uma sala... equipamentos... livros... materiais... perceba como uma simples caneta pode lhe apoiar... Note o apoio que um professor pode representar para o seu aprendizado... e mais ainda quando você solicitar... Note também como dúvidas e perguntas são como lacunas... e cada lacuna é uma ponte para um maior aprendizado... Perceba como todos os apoios, juntos... se reforçam uns aos outros... para lhe conduzir aos seus objetivos.

Houve um tempo em que você não sabia andar... e agora sabe... Houve um tempo em que você não sabia falar... e agora sabe... Essas e outras capacidades lhe deram frutos... e lhe apoiaram no aprendizado de novas capacidades...e estas em outras mais... assim como os aprendizados de agora vão lhe dar seus frutos... e apoiar novos aprendizados...e novas capacidades...

E no futuro próximo... você pode agora se perceber... usando os apoios que tem... uma  caneta... uma mesa... livros... professores...  colegas... perguntas... suas capacidades... todos os recursos  disponíveis... e outros que você possa descobrir... combinados, por você, em uma só direção...  lhe apoiar nos objetivos que escolheu...

Em um futuro um pouco mais distante... já colhendo os frutos que semeou... na carreira que construiu... e continua construindo... e com vários dos sonhos atuais já realizados... por alguns momentos, vai poder olhar o passado... e reconhecer tudo que o apoiou... e que o tornou o que é... os professores... os colegas... livros... materiais... as perguntas que fez... os limites que superou... os obstáculos que venceu... e  os apoios que você mesmo representou para outras pessoas... E pode agora se sentir agradecido... e satisfeito consigo mesmo... enquanto planta novas sementes...e se permite sonhar outros  sonhos...belos... úteis...  para você... e outras pessoas...


Diga mentalmente, para sua alma: 'Minha querida Alma... Seja fonte de abertura e tranquilidade para o aprendizado que preciso. Minha querida Alma... Faça de mim uma pessoa tranquila e concentrada'. Repita esta frase várias vezes...

Agora... suavemente voltando... ao momento presente... volte a atenção para o seu corpo... aos seus apoios de agora... Descanse em todos esses apoios... e relaxe... enquanto percebe como flui, em todo o seu corpo... em todo o seu ser... o seu maior apoio... a maravilhosa energia da vida!

Conte de 1 a 4, permaneça tranquilo e aproveite!
1...2.....3....4! Você está pronto para usar todo o potencial de aprendizado que possui!"

Agora... é com você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate

POSTS MAIS RECENTES NO SEU EMAIL - CADASTRE-SE!