quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

PALAVRAS CHEIAS DE MAGIA

Estamos a poucas horas de um novo ano. Quanto do que você planejou para estes 12 meses que estão se encerrando foi alcançado?
É certo que em boa parte dos casos as pessoas responderão que foi muito pouco, ou quase nada...
Mas o que vem depois desta afirmação é que interessa: Ninguém consegue explicar PORQUE não conseguiu chegar ao ponto que, no começo do ano, parecia destino mais que certo.
Então eu pergunto, meus queridos: Será que não foi por causa das palavras que você usou em suas afirmações do dia-a-dia?
Às vezes nem percebemos, mas usamos Palavras Mágicas em todos os momentos de nossas vidas. São palavras  muitas vezes curtas, mas com alto impacto em nossas mentes. Em várias ocasiões, estas palavras poderiam até nos trazer beneficios, se colocadas de outra forma. Enquanto isso, há também outros ditos que não costumamos usar, mas será uma boa idéia se começarmos a fazê-lo desde já.
Vou citar uma pequena lista, com base na Programação Neurolinguistica. Aprenda a usá-las, e garanto que seu 2011 vai ser Divino!

"MAS" - É fácil saber qual é o nivel de uma crença ao ouvir uma pessoa falar com um "mas" no meio de uma frase. Se ela for negativa, esta palavrinha vai ligar uma coisa boa a algo que impede que isso ocorra. Ex: Eu quero passear, mas não tenho dinheiro!
Acontece que a última parte de uma frase sempre fica impressa de maneira muito mais firme na mente que a primeira parte. Portanto, o "não tenho dinheiro" é a palavra final para a decisão de seu subconsciente.
Uma boa alternativa é inverter a frase, colocando a parte postiva no final: "Estou sem dinheiro, mas quero (ou vou) viajar". Bem mais gostoso de se ouvir, não é?

Nunca, jamais, sempre - Evite-as! São, segundo a PNL, expressões que restringem a realidade."Nunca vou conseguir o que desejo". "Sempre fiz e sempre vou fazer assim".
Ninguém pode dizer que nunca, jamais ou sempre fará ou será tal coisa - não controlamos a vida a esse ponto.

"NÃO" - O cérebro não registra a palavra "não" quando acompanhado de uma imagem. Por exemplo, quando se diz "não pense num elefante amarelo", a primeira coisa que se pensa é justamente na imagem - o não é simplesmente ignorado. Se você diz "não quero ser igual ao meu pai" cada vez que dizem isso têm um flash de milésimos de segundo da imagem do seu pai com os defeitos que você odeia. O que está sendo reforçado é essa imagem, e não o contrário.
O "não" só é registrado no cérebro quando é uma negativa simples - o "não quero" ou o "não posso", por exemplo e quando vem desacompanhado de uma imagem.

Gostaria, queria (ou qualquer outro verbo no futuro do pretérito) - Esses verbos distanciam ainda mais o objetivo que você pretende alcançar. Ao dizer: "Eu queria tanto ter isso", está na verdade dizendo que não terá. Verbos devem ser empregados sempre no presente: "Eu quero" ou "eu gosto".

"É difícil" - Esta é uma terrível expressão bloqueadora, que paralisa qualquer intenção positiva. Ela retira a energia necessária para a ação. Na PNL, aconselhamos a trocar esta expressão por "é desafiante" ou "é um desafio". Essa simples troca pode abrir uma maior possibilidade de sucesso.

"Tentar" - Esquece este verbo. Ele significa má vontade!  "Não sei, vou tentar", então, é ainda pior. É quase uma frase declarada de que é possível "tentar", mas é quase impossível (ou totalmente impossível) conseguir.

"Experimentar" - Este sim, é um ótimo verbo. Experimentar que dizer que você vai se colocar em ação, curiosidade. Substitua a frase "vou tentar" por "vou experimentar". Esta é muito mais dinâmica.

"Ainda" - Esta eu adoro! É uma palavra positiva que abre muitas possibilidades. Por exemplo, na frase "não tenho o dinheiro que quero", você afirma algo que o paralisa. No entanto, se você disser algo como "Não tenho o dinheiro que quero AINDA", está deixando implícita a idéia que pode não ter a grana neste momento, mas vai ter e isso só é questão de tempo.
Porém, vale um alerta: Evite dizer frases como "Muita gente já levou tiro no Rio de Janeiro. Eu não levei nenhum ainda...". Hummm... é fria!

Sendo assim, comece agora a usar as palavras certas, as Palavras Mágicas, e tenha um ano muuuuito feliz!

"Minha querida Alma, faça de mim uma pessoa feliz, saudável e próspera!".

3 comentários:

  1. Nossa, incrível como pequenas palavrinhas podem mesmo mudar tudo! Acho que aprendi agora...

    ResponderExcluir
  2. Eu não tenho o dinheiro que quero... AINDA!
    Me sinto solitária, MAS quero e terei amigos sinceros e sempre por perto.
    Gostei disso, Toninho!!!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, meu amigo!!
    Apesar de já ter passado um tempo deste post, vc realmente fala à alma...grande abraço!
    Ah..quero ouvir as serenatas...

    ResponderExcluir

Translate