Pular para o conteúdo principal

A LIÇÃO DO PESCADOR

Você é do tipo que passa 24 horas pensando em como ganhar dinheiro para "um dia poder curtir a vida"?
Preste atenção no que aconteceu numa cidade do Litoral Paulista. Uma história que mudou a vida de um milionário do ramo da pesca.

"Um rico empresário do ramo da pesca resolveu pegar sua lancha e dar um passeio pelo mar. Ele queria, além de fiscalizar o trabalho de seus vários barcos e empregados, avaliar o tamanho de sua riqueza.
Viu os barcos em ação, os pescadores no trabalho duro, e já pensava em como comprar novos pesqueiros. 'Do jeito que vão os negócios, tenho tudo para ficar ainda mais rico', pensava,  já fazendo contas em sua cabeça.
Olhou no relógio. Eram três horas da tarde. Tinha prometido que iria ver o filho jogar futebol no torneio da escola, mas o trabalho, ah, esse trabalho, não deixou. Tentou ligar para o garoto, para explicar, mas o pequeno não quis nem saber. Não foi a primeira pisada na bola. Se sentiu culpado, mas, fazer o que? Era para o bem do garoto mesmo que ele trabalhava tanto.
Enquanto tentava fazer a ligação, olhou para algumas montanhas, perto de uma mata. Um barco estava atracado nas proximidades das rochas, e um homem tirava uma soneca, com o chapéu descido no rosto, enquanto uma vara de pescar robalos estava na espera. O empresário não se conformou. Sabia que o homem não era seu empregado, mas não suportava ver gente à toa.
Resolveu fazer a sua parte para "ajudar o homem a crescer". Dirigiu sua lancha até o local.
- Eeeei! - gritou.
O rapaz retirou o chapéu do rosto, olhou para baixo.
- Pode falar, amigo!- respondeu.
- Você não tem que trabalhar? Ainda há tempo para pegar muitos peixes, rapaz!
- Ora, moço, eu já pesquei o que precisava de manhã. Vendi o que precisava vender... Volto pra lida amanhã cedo.
- Mas, você é burro?
- Eu, burro? Porque?
- Porque você poderia pegar este seu barco e pegar mais peixes...
- Mais peixes... pra que?
- Pegando mais peixes, você consegue ganhar mais dinheiro.
- Ah... sei, mais dinheiro. pra que?
- Com mais dinheiro, você pode comprar mais barcos, contratar outros pescadores.
- Hummm... é uma idéia interessante. Mas, pra que?
- Ora, desta maneira, você pesca mais, e vende mais, e ganha mais dinheiro, e fica rico como eu fiquei.
- Ah, é isso? Legal, moço. Parabéns pela sua riqueza. Mas... pra que?
- Hein! - o empresário já estava exasperado pela falta de ambição do pescador - Ora, seu burro! Com muito dinheiro no bolso, você pode finalmente curtir a vida!
- Curtir a vida? Aaaaahhhh...- disse o pescador. E com tranquilidade recostou na montanha novamente. - Olha, moço: eu trabalho de manhã, ganho muito dinheiro, depois levo meu menino pra escola, depois venho pra cá pescar robalos, e se pegar, tudo bem... senao, tudo bem também... O importante é que dá tempo de eu ir ver meu menino jogar bola, assistir as apresentações de minha menina, e ainda brinco com eles depois da aula. E quanto a curtir a vida... ora essa, isso eu já faço!
Diante do estupefado empresário, o pescador puxou novamente o chapéu para o rosto, deu uma boa espreguiçada e completou: - Quem é burro nesta história, hein?"
Fica aí a lição.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VISUAL, AUDITIVO E CINESTÉSICO: OS PREDICADOS VERBAIS NA PNL

Em PNL,fala-se muito que uma pessoa é do tipo "Visual", "auditiva" ou "cinestésica" (comumente simplificada para as siglas VAC). Mas, o que é isso? Trata-se da maneira principal como uma pessoa capta e repassa informações. Uns preferem trabalhar com imagens, e assim comunica o que captou (Pelo que "vejo", você não está nada bem...). Outros o fazem pelos sons (Isto que você me diz é música para meus ouvidos). Outros ainda vão nas sensações, nos gostos, nos cheiros... (Esse negócio não tá me cheirando muito bem...). Todos nós usamos as três formas para se comunicar, mas temos um sistema dominante. E como identificar como é o sistema predominante de alguém?

CALCULE O SEU BIORRITMO

Acesse a calculadora e descubra como você está, fisica, emocional e intelectualmente neste mês  Cálculo de Biorritmo, um programa free Este programa é para ilustrar a teoria descrita abaixo. Você pode usar este software on-line para fins não comerciais, para calcular, criar e imprimir o gráfico de biorritmos grátis. Você não precisa de nenhum download ou instalação no seu computador. O cálculo é feito em incrementos de hora em hora, sem garantia de correção. Os seus dados (data de nascimento, mês de calcular e de texto livre) não serão enviadas através da Internet pelo programa e nunca pode ser armazenado externamente ou avaliados. O funcionamento do software em linha grátis Para começar, seleccione a data adequada e na hora de seu nascimento, nos campos da calculadora. Se você não marcar uma hora especial, o software considera este como 12 (meio dia). Após o primeiro cálculo, você pode usar as teclas de navegação, bem como as teclas de setas par...

BIORRITMO: VOCÊ SABE O QUE É?*

Acesse a calculadora e descubra como você está, fisica, emocional e intelectualmente neste mês  Depois de postar um link para cálculos do biorritmo, alguns leitores manifestaram dúvidas sobre a teoria apresentada. Resolvi então repetir uma postagem feita em 2008 sobre o assunto, mas que permanece bem atual e é altamente objetiva nas explicações. Confira: Biorritmo estuda nosso relógio biológico, nossos ritmos energéticos ou, ainda, nossos ciclos biológicos. É uma ciência que nasceu há mais de 4000 anos, tendo como pai o imperador chinês Huang Tchi, também considerado o pai da acupuntura. No ano 200 A.C, Hipócrates e seus discípulos aplicaram o Biorritmo em seus pacientes. Os resultados foram decisivos para a comprovação científica com sua eficácia. Por volta de 1887, o psicólogo austríaco Herman Swoboda, o professor da Universidade de Innsbruck Alfred Teltscher e o Dr. Wilhelm Fliess, contribuíram para a consolidação definitiva do Biorritmo na Europa. No mesmo período ...