quarta-feira, 7 de abril de 2010

METÁFORA DO DIA: MAIS BONITAS QUE SARDAS

Estava conversando com um amigo vereador sobre bullying. Ele contava que se sentia muito triste quando sua sobrinha de apenas 6 anos de idade chegava em casa reclamando dos colegas, que sempre faziam brincadeiras maldosas por conta de suas gordurinhas a mais, e me perguntou como poderia deixá-la mais alegre, mostrar o quanto era amada.
Sugeri que lhe contasse esta metáfora, principalmente quando ela estivesse já prestes a dormir: Ele assim o fez e, surpreso, me contou que muitas transformações se realizaram na vida da garotinha, que agora está mais confiante e feliz, e nem liga mais para as provocações.

"Aconteceu num dia em que uma mulher estava com a filha no zoológico. Ela viu uma avó com uma garotinha cuja rosto era salpicado de sardas vermelhas e brilhantes. As crianças estavam esperando numa fila para que um artista pintasse suas faces com patinhas de tigre.
– Você tem tantas sardas que ele não vai ter onde pintar – um menino gritou na fila. Sem graça, a menininha abaixou a cabeça.
A avó ajoelhou-se perto dela e disse:
– Adoro suas sardas.
– Mas eu detesto - ela replicou.
– Quando eu era menina, sempre quis ter sardas – disse a senhora, passando o dedo pela face da neta. – Sardas são tão bonitas!
A menina levantou o rosto:
– São mesmo?
– Claro – disse a avó. – Quer ver? Me diga uma coisa mais bonita que sardas.
A garotinha, olhando para o rosto sorridente da senhora, respondeu suavemente:
– Rugas.
Aquele momento ensinou para sempre à mãe que observava as duas que, se olharmos para os outros com os olhos do amor, jamais veremos o que possam ter o que muitos dizem que é feio. Apenas a beleza que há em cada um.

Sue Monk Kidd
"Histórias para Aquecer o Coração das Mulheres"
Jack Canfield & Mark V. Hansen & Jennifer R. Hawthorne & Marci Shimoff
Editora Sextante

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate

POSTS MAIS RECENTES NO SEU EMAIL - CADASTRE-SE!