sábado, 27 de março de 2010

LINGUAGEM CORPORAL: QUANDO A ALMA FALA

(TEXTO PUBLICADO NO JORNAL DE POÇO DESTE SÁBADO (27))

A Linguagem Corporal utiliza a leitura dos gestos e da postura de uma pessoa para produzir uma comunicação mais efetiva. Como se sabe, a gesticulação foi a primeira forma de troca de informações entre os humanos. Com o aparecimento da palavra falada os gestos foram para segundo plano e, por isso, muitas vezes se tornaram inconscientes. Por isso, eles são um importante complemento da expressão. Quanto mais coerentes com o conteúdo da mensagem falada, melhor.
A expressão corporal é fortemente ligada ao que vai no nosso inconsciente, traços comportamentais são secundários e auxiliares. Devemos tomar muito cuidado, pois muitas vezes a boca diz uma coisa, mas o corpo fala outra completamente diferente.
Claro que é preciso entender que a linguagem  corporal sofre, naturalmente, influências culturais, sociais e ambientais. Um americano não pensa e age como um europeu, ou um asiático... Dependendo do local ou do país onde moramos, tudo pode mudar, principalmente em movimentos típicos de uma região em especial. Por exemplo, orientais em geral possuem uma tendência em levar a mão á boca em diversas ocasiões em uma comunicação.
O nível cultural influencia em três fatores predominantes, postura física, movimento físico, senso de espaço. O nível social influencia através de fatores como valores financeiros, exibicionismo, vaidade e autoconfiança.
Dominar fatores culturais, sociais, comportamentais e psicológicos criam uma sólida base para a leitura corporal.

No dia a dia

A leitura corporal é uma ferramenta de comunicação poderosa, até muito mais que a palavra, poiscria uma ligação com as informações ocultas psicologicamente. Ao levar em consideração o estado emocional da pessoa, percebemos que ela preserva as informações verdadeiras em um sincronismo com o que seu corpo nos transmite.
Com este aprendizado, aumentamos o convívio social, ampliamos nosso círculo de amizades, entendemos melhor o ser humano, aprendemos a como nos afastar ou nos aproximar de determinadas pessoas...
É também umas das opções mais eficazes em entrevistas, pré-entrevistas e avaliação pessoal, ligada diretamente a dois pontos predominantes: a conquista e a avaliação. Busca traçar objetivos comportamentais e psicológicos para executar uma boa escolha entre candidatos. A leitura corporal é usada em situações criticas ou arriscadas, onde as decisões sofrem fortes influências da falta de informação.
Para quem pratica e usa profissionalmente, a "leitura das emoções", como também é chamada, é primordial para que, quando nos encontramos com alguém que não conhecemos, mas nos avalia ou quer nos conquistar, saibamos como nos comportar e fazer com que a conversa resulte em duas frases que tanta gente deseja ouvir: “eu te amo” ou “você está contratado”.

Algumas dicas

• Mantenha-se sempre numa postura aberta ao conversar com pessoas que não conhece, mas deseja estabelecer contato ou oferecer algo. Nada de braços cruzados, fique de frente para o interlocutor, use um tom de voz firme, mas equilibrado. Pesquisas comprovam: É mais efetivo na comunicação quem mantém sempre as palmas das mãos à mostra.
• Evite invadir o espaço do outro(a) com toques não autorizados (aquele tapinha insistente no ombro para chamar a atenção enquanto fala, segurar a mão do outro(a) o tempo todo...). Só faça isso se realmente houver abertura para isso. Na dúvida, mantenha uma distância confortável, mas atenta.
• Se alguém se fechar diante de sua conversa (cruzar os braços ou as pernas, desviar o olhar insistentemente, olhar para objetos como celular, bolsa ou documentos a toda hora...), não tente oferecer nada ou mesmo apenas diga: “Tenho algo importante para te falar, mas acredito que agora não é possivel. Que tal marcarmos um momento para isso?”. No mínimo, vai obrigar a pessoa a marcar uma hora para você expor o que precisa.
• Cuidado com gestos como tapar a boca, coçar o nariz, piscar demais os olhos durante uma conversa. Estes gestos são interpretados como sinais de mentira corporal pelo inconsciente.


Aprenda!

O MBS - Instituto de Comunicação te dá a oportunidade de aprender como usar a Linguagem Corporal nos Negócios, na Educação, na Saúde e nos Relacionamentos, com o curso "Linguagem Corporal e PNL. Você pode se inscrever para novos grupos ou formar o seu para entrar neste mundo fascinante da comunicação.
Estamos formando um grupo para estudos. Ligue (35) 9902-0871 (falar com Antonio Carlos). Peça mais dados também através de nosso e-mail: mbs.instituto@gmail.com, ou visite o site www.visionfals.com, onde você encontra também informações sobre outros cursos e palestras.

2 comentários:

  1. quero umas palavras com paz.quietaçao.ouvir.sentir.ler,admirar,comemorar,embalar,embriagar,alegrar,ganhar.viajar,sonhar,amar,

    ResponderExcluir
  2. Acho de grande importancia a leitura corporal.Por isso sempre mim disponho do meu tempo para lê e pesquisar algo sobre o assunto.

    ResponderExcluir

Translate