domingo, 29 de setembro de 2013

UM BOCADO DE SAL

Todos enfrentamos, cedo ou tarde, momentos difíceis. Da mesma forma, não há quem não passe, às vezes, por situações em que a tristeza passa a imperar. Não é incomum que isso aconteça comigo, e acredito que com você também. O que pode ser diferente é a forma como cada pessoa age diante deste grande desafio, o de reconhecer e dar resposta favorável aos momentos negativos.
Sempre que estou passando por isso, gosto de relembrar esta história, que é antiga, não tem autoria definida, mas serve para qualquer pessoa que queira mudar a forma de encarar seus dissabores. É apenas uma das tantas que ajudam a sair do lugar comum na hora de buscar energias para o enfrentamento, e força para lidar com qualquer sensação limitante.

"Um jovem que enfrentava momentos difíceis, e estava sucumbindo à tristeza, conversava com um velho mestre sobre seus problemas. O homem o ouviu atentamente, e ao invés de falar qualquer coisa pediu a ele que colocasse uma mão cheia de sal em um copo d'água e bebesse.
- Qual é o gosto? - perguntou.
- Ruim. - disse o jovem sem pensar duas vezes.
O Mestre sorriu e pediu ao rapaz que pegasse outra mão cheia de sal e fosse com ele ao lago que havia no mosteiro. Os dois caminharam em silêncio, e quando chegaram lá o ancião mandou que o sal fosse jogado no lago, sendo imediatamente obedecido.
Logo após veio nova ordem:
- Beba um pouco dessa água.
O jovem assim o fez e, enquanto a água escorria do seu queixo, o Mestre perguntou:
- Qual é o gosto?
- Bom! - o jovem disse sem pestanejar.
- Você sente o gosto do sal?
- Não, não senti esse gosto.
O Mestre então sentou ao lado dele, pegou em suas mãos e disse:
- A dor na vida de uma pessoa não muda. Mas o sabor da dor depende de onde a colocamos. Quando você sentir dor, a única coisa que você deve fazer é aumentar o sentido de tudo o que está a sua volta. É dar mais valor ao que você tem em detrimento ao que ao que você perdeu. Em outras palavras: É deixar de ser copo, para tornar-se um Lago."

Minha querida alma, seja fonte de clareza e criatividade para lidar com sentimentos limitantes

Um comentário:

Translate