domingo, 27 de novembro de 2011

DOAÇÃO NÃO É INVESTIMENTO, É PRESENTE

Há muitos anos atrás, eu atuava na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Tarabai, interior de São Paulo. Era membro da Pastoral da Juventude e também catequista. Eram meados dos anos de 1980, e foi neste período que, certo dia, o Padre Aurélio Ribeiro, falecido recentemente em Presidente Prudente, me deu uma grande lição.
Assim como hoje ainda ocorre, não eram poucas as pessoas que iam à Casa Paroquial "pedir uma ajuda pra passagem de ônibus". Mendigos que usavam este artificio para os pedidos geralmente eram de outras cidades e, não raro, quando tinham o dinheiro em mãos o gastavam em bebida. Isso quando alguns espertinhos não se aproveitavam para "avaliar o local" e depois voltar para praticar furtos.
Sabendo disso, também não eram poucos os que recusavam essa "ajuda", e ainda botavam os pobres coitados para correr como se fossem cães raivosos. Mas, diante de uma destas pessoas o padre Aurélio, pra minha surpresa, pegou uma nota de Dez mil cruzeiros (que hoje não valeria R$ 1,00, mas na época era muito dinheiro) e o entregou ao pedinte.
Todos os que estavam na residência questionaram a atitude do bom e velho pároco. "Padre, o senhor sabe que ele vai beber, que não vai viajar coisa nenhuma. Não seria mais interessante tentar oferecer outro tipo de ajuda?. Além disso, não demora e vai começar a sumir coisas do quintal da Casa Paroquial, porque o senhor deixa essa gente entrar e eles se aproveitam pra roubar".
Pe. Aurélio respondeu, serenamente: "Meus queridos... Pode ser que esse homem se embriague, pode ser que viaje, pode ser que compre comida... Pode ser também que a paga que me dê seja voltar e me roubar... mas, seja o que for, isso está no futuro, e só ele pode decidir. Este homem fez um pedido, contou a sua história... Deus irá cobrar dele se o que disse é verdade ou mentira. Além do mais, doação não é investimento, é PRESENTE. Quando se dá um presente, a alegria está na entrega, não em saber destino que ele terá, e tampouco se haverá retorno
Aprendam, irmãozinhos, se não quiser doar nada a ninguém, não culpe as atitudes de quem pediu pela sua recusa. No entanto, se resolver doar, entenda que você está apenas fazendo a sua parte".
É... grande Padre Aurélio....

"Minha querida alma, faça de mim um doador autêntico, livre de preconceitos e feliz por ajudar"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate

POSTS MAIS RECENTES NO SEU EMAIL - CADASTRE-SE!