sábado, 5 de março de 2011

COMO VENDER UM DIAMANTE (OU QUALQUER COISA)

Um famoso negociante de diamantes de Nova Iorque, Harry Winston, ouviu falar de um rico comerciante holandês que estava procurando uma certa espécie de diamante para acrescentar à sua coleção. Winston telefonou para ele, disse-lhe que acreditava ter a pedra perfeita e convidou-o a vir até Nova Iorque para examiná-la.
O colecionador voou até lá e Winston designou um vendedor para encontrá-lo e mostrar-lhe o diamante. Quando o vendedor apresentou o diamante ao comerciante, descreveu a dispendiosa pedra, destacando todas as suas excelentes características técnicas. O comerciante escutou-o e elogiou a pedra, mas recusou-a dizendo: "É uma pedra maravilhosa, mas não é exatamente aquilo que procuro".
Harry, que ficou observando à distância a apresentação, deteve o comerciante a caminho da porta e perguntou: "Importa-se se eu lhe mostrar aquele diamante mais uma vez?" O comerciante concordou e Winston mostrou-lhe a pedra. Porém, em vez de falar nas características técnicas, Winston falou espontaneamente a respeito da sua genuína admiração pelo diamante e de sua rara beleza.
Inesperadamente, o comerciante mudou de ideia e comprou o diamante. Enquanto esperava que o diamante fosse embalado e entregue, o comerciante voltou-se para o negociante e perguntou:
- "Estou intrigado. Por que comprei de você, quando não tive nenhuma dificuldade para dizer não ao seu vendedor?"
Winston respondeu:
- "Aquele vendedor é um dos melhores no mercado e conhece bem mais a respeito de diamantes. Eu lhe pago um bom salário por aquilo que sabe. Mas, eu teria prazer em pagar-lhe o dobro, se pudesse incutir nele algo que tenho e ele não tem: Ele conhece diamantes, mas eu sou apaixonado por eles".

Autor desconhecido

MINHA QUERIDA ALMA, FAÇA DE MIM UM APAIXONADO PELAS COISAS QUE FAÇO, VENDO OU DIVULGO

3 comentários:

  1. Paixão pelo que faz, paixão pelo que oferece aos outros... isso vale tanto para vendas como para algo que se diz acreditar e se quer repassar aos outros. Muito boa esta metáfora

    ResponderExcluir
  2. Amo o que faço, mas não consigo passar isso adiante. O que falta então?

    ResponderExcluir
  3. Que tal entrar em contato comigo pra gente descobrir junto, "anônimo" amigo? rsrsrs.... pode me enviar um email (antoniocarlos.magonegro@gmail.com) ou ligar (9902-0871)

    ResponderExcluir

Translate

POSTS MAIS RECENTES NO SEU EMAIL - CADASTRE-SE!