domingo, 4 de maio de 2008

BIORRITMO: VOCÊ SABE O QUE É?*

Biorritmo estuda nosso relógio biológico, nossos ritmos energéticos ou, ainda, nossos ciclos biológicos.
É uma ciência que nasceu há mais de 4000 anos, tendo como pai o imperador chinês Huang Tchi, também considerado o pai da acupuntura.
No ano 200 A.C, Hipócrates e seus discípulos aplicaram o Biorritmo em seus pacientes. Os resultados foram decisivos para a comprovação científica com sua eficácia.
Por volta de 1887, o psicólogo austríaco Herman Swoboda, o professor da Universidade de Innsbruck Alfred Teltscher e o Dr. Wilhelm Fliess, contribuíram para a consolidação definitiva do Biorritmo na Europa.
No mesmo período o pai da psicanálise, Sigmund Freud, também contribuiu com seus relatos na área emocional.
Já em 1930, muitos médicos, físicos, biólogos e pesquisadores, concluíram que o Biorritmo possui uma grande influência no estado biológico dos seres vivos.
Alguns estudos relatam que foi nessa época que “nasceu” o ciclo biológico intuitivo, ainda muito pouco conhecido aqui no Brasil embora muitos relatos de pesquisadores já tenham
uma comprovação científica.

Mas, o que é Biorritmo?
Biorritmo estuda nosso relógio biológico, nossos ritmos energéticos ou como é mais conhecido nossos ciclos biológicos, cuja análise individual nos mostra antecipadamente como está nossa energia nos ritmos físico, emocional, intelectual e agora o intuitivo, durante toda a nossa existência.
Esta análise aponta nossas fases (dias) favoráveis e desfavoráveis em cada ciclo (ritmo), através de curvas e também representadas analiticamente, através de uma pontuação que varia de –100 a +100 em forma de calendário, apontando cada dia a pontuação em cada ritmo.
Aponta também os nossos Dias Críticos, que são os dias em que essa pontuação se encontra em “zero”.

Previsão do futuro?
O Biorritmo não “prevê” nosso futuro e nem a ação externa em nosso dia a dia. A análise do Biorritmo calcula como estará nosso ritmo energético ou estado biológico de qualquer pessoa numa determinada data, seja passado presente, futuro ou até mesmo em fatos ocorridos no passado.
Esse trabalho não se restringe apenas numa análise biológica, mas em orientar a todos que se utilizarem dessa ciência como uma ferramenta poderosa administrando assim as fases positivas, negativas e críticas evitando os famosos dias em que “tudo dá errado” e tirando o melhor proveito em que todo o nosso processo biológico está nos favorecendo, seja em qualquer atividade em que estamos envolvidos.

Análises dos ciclos
O ser humano é formado, dentre outros, por três ciclos biológicos básicos: o Físico, o
Emocional e o Intelectual.
É importante ressaltar que apesar de serem analisados aqui de forma isolada, eles interagem, pois fazem parte do ser humano. Por isso, devem ser analisados de forma conjunta.
Adiante orientaremos como você pode utilizar seus ciclos biológicos e tirar o máximo proveito de suas atividades e como interagir de uma forma mais harmoniosa com você mesma.
Vamos então analisar cada ciclo biológico.

FÍSICO
O Ciclo Físico se processa a cada 23 dias, controlando nossa energia vital.
É gerado através de nossas células musculares e seus efeitos são sentidos na vitalidade física e disposição para realizar tarefas que necessitem de nossa força muscular.
Em sua fase positiva nos proporciona uma sensação de bem estar, mais disposição física, e conseqüentemente ficamos mais resistentes a doenças e/ou viroses.
Esse ciclo não mostra como está nossa saúde, mas indica a fase em que ela se apresenta mais propensa à debilidades, cansaços e como vamos nos comportar diante de uma situação.
Portanto é fundamental na área médica, para marcar exames, cirurgias, um simples tratamento dentário ou a favorabilidade para um bom diagnóstico. Na sua fase positiva, nosso organismo irá responder bem melhor a qualquer intervenção na área médica que seja necessário.
Para um atleta, nas fases positivas favorece um desempenho melhor em competições esportivas ou mesmo em um treinamento. Nas academias, os exercícios podem ser “dosados” de acordo com o biorritmo de cada aluno.

EMOCIONAL
O Ciclo Emocional se processa a cada 28 dias, e controla a nossa sensibilidade, sentimentos, emoções e o temperamento, sempre dependendo das situações em que nos encontramos.
É gerado através de nossas células nervosas e seus efeitos são sentidos na nossa estabilidade emocional, capacidade de aceitar situações com maior controle e motivação interior.
Em sua fase positiva seus efeitos são percebidos no maior controle de nossas emoções e na estabilidade dos relacionamentos com as pessoas em geral, favorecendo assim que sejam tratados nessa época todos os assuntos de cunho emocional, seja de ordem afetiva, familiar ou profissional.
Na sua fase positiva, o humor, a paciência, a sensualidade e os nossos sentimentos estão em alta. Já na sua fase negativa estaremos com uma tendência a um temperamento depressivo,
irritável e de intolerância.
Devemos lembrar que este ritmo é um dos mais importantes que possuímos, pois interfere diretamente nos ciclos físico e intelectual. Por essa razão é que é tão importante se analisar os ciclos em conjunto.
Este ritmo, enfim, tem a capacidade de interferir de forma consciente todo o nosso metabolismo interno, processando no nosso intelecto e no nosso físico o que nossa emoção determina.
Médicos, físicos e cientistas já constataram que quando esse ciclo se equilibra transfere essa sensação para os outros ciclos permitindo um resultado positivo em qualquer outra área.


INTELECTUAL
O Ciclo Intelectual se processa a cada 33 dias e controla a nossa capacidade de raciocínio.
Ele é gerado através de nossas células cerebrais correspondentes ao hemisfério esquerdo.
Seus efeitos são sentidos em nossa capacidade de raciocínio, rapidez na compreensão e lógica.
Porém, ele não mede a nossa inteligência, apenas indica as fases favoráveis e desfavoráveis respeitando sempre o potencial de cada um. É certo afirmar que apesar desse fator importante, podemos e devemos ampliar nossa capacidade intelectual, pois esse é um dos objetivos desse trabalho.
Em sua fase positiva registramos uma percepção mais aguçada somada a uma capacidade
bem maior de concentração, memorização, expressão e entendimento, favorecendo a tomada de decisões importantes.
Em sua fase negativa, compromete nosso cérebro nos trazendo uma tendência a uma difícil concentração, baixa capacidade para julgar, analisar e tomar decisões. Isso pode ocasionar
deslizes em nossa área profissional.
No Japão, este ritmo é muito utilizado pelos executivos em grandes decisões de negócios.
Para quase todas as atividades profissionais esse ciclo atua de forma direta.
Nos estudos deve-se sempre concentrar a realização de nossas tarefas envolvendo lógica
em nossas fases positivas.

IMPORTANTE: Na análise dos ciclos são levados em conta uma situação biológica normal. A análise de uma pessoa que fuma e/ou faz uso de remédios controlados ou mesmo possui um sono irregular jamais será a mesma. Os fatores externos devem sempre ser levados em conta em cada análise. Atente para este detalhe.



DIAS CRÍTICOS
São os dias em que ocorre uma mudança de fase em qualquer ciclo (do positivo para o negativo ou vice-versa),isto é, quando nossa pontuação está “Zero”, e que biologicamente falando, esses dias ou bem próximo deles estamos mais propensos à ocorrência de um acidente, provocado por falha humana.
Analogicamente, o Dia Crítico corresponde a um túnel escuro e cheio de irregularidades que oferecem perigo, em que temos que passar dirigindo um automóvel com muito mais cuidado, passando do dia claro(positivo) para a noite(negativo), o mesmo acontecendo no processo inverso.
Pessoalmente, gosto de dizer que este dia é como um salto no escuro, mas enquanto você está no ar: Você não sabe onde vai cair, mas está passando de um ponto para outro. O resultado? Depende do impulso que você der.
No Japão, profissionais que trabalham em sistema de escala, principalmente à noite, tem suas escalas alteradas, assim como pilotos de avião que não levantam vôo nesse dia. Nas grandes empresas, quando um funcionário está em dia crítico ele é alertado para redobrar a atenção em suas tarefas. Em empresas de aviação, metrô, transporte coletivo em geral o funcionário não trabalha, pois o risco de acidente é grande.

No Brasil, levantamento feito pelo Ministério dos Transportes, confirmou que 90% dos acidentes de trânsito ocorrem por falha humana, 4% mecânica e 6% por condições das estradas.
Pesquisas no mundo inteiro, inclusive em Universidades, comprovam que de 70 a 90% dos
acidentes ocorrem em DIA CRÍTICO e estão diretamente relacionados a uma falha humana.

Dia crítico = Destino?
Não, de maneira alguma!
Muitas pessoas pensam que o dia crítico é um dia que alguma coisa de ruim vai acontecer com ela. Engano total! Podemos traduzir o dia crítico como sendo um DIA DE ALERTA, onde todas as nossas tarefas, que envolvam qualquer risco, devem ser realizadas com muito mais atenção e cuidadas especiais.

Nossos DIAS CRÍTICOS podem ocorrer no ritmo físico, emocional ou intelectual, individualmente ou em conjunto, e em média temos de 4 a 5 dias críticos ao mês. Além do risco de acidentes nestes dias temos ainda a preocupação de "conflitos" no ciclo específico, que abordamos a seguir:


Crítico no ritmo físico:
Fadiga repentina, indisposição, prostração e uma sensação de mal estar inexplicável até então. Nesse caso recomendamos evitar alimentação "pesada" e realizar tarefas que não gaste muita energia.

Crítico no ritmo emocional:
Volubilidade, irritação, propensão à depressão e pouco discernimento das coisas. Recomenda-se nesses dias não realizar reuniões importantes ou mesmo evitar assuntos que possam nos fragilizar.
O ideal é sair da rotina.

Crítico no ritmo intelectual:
Propensão a equívocos ao fazer análises sobre qualquer assunto. Em realização de provas
redobrar à atenção as perguntas. Fazer palestras pela primeira vez nem pensar.
Recomenda-se não tomar decisões importantes.


Há ainda a possibilidade de um dia duplamente crítico (crítico em 2 ritmos) ou triplamente crítico. Nesses dias o risco de acidente dobra ou triplica. Analise também suas atividades
profissionais e/ou estudantis.

COMO UTILIZAR O BIORRITMO
Identifique o ciclo pertinente a sua atividade ou ao seu problema sejam eles profissional, afetivo ou físico e você saberá o ciclo que deverá ser potencializado, ou seja, o que deve ter maior peso na avaliação.
Se for um atleta, será o ciclo físico a ser potencializado, se for um jogador de xadrez, será o ciclo intelectual, se for um jogador de golfe, o físico e o intelectual predominam. Um advogado em audiência precisa mais do intelectual e do emocional, etc.
Todas as atividades que desenvolvemos há uma relação direta com nossos ciclos biológicos.
Apenas a prática vai lhe trazer um desenvolvimento e um entendimento prático do uso do Biorritmo.

ONDE PODEMOS APLICAR O BIORRITMO?
Sendo pouco conhecido no ocidente, o Biorritmo analisa nossa energia biológica através de três ritmos presentes em todos os seres vivos: Físico, Emocional e o Intelectual. Esta análise aponta nossos dias críticos, nossas fases favoráveis e desfavoráveis, que podem ser trabalhadas e superadas, indicando assim os caminhos mais adequados e produtivos para nossas tarefas diárias, sejam elas pessoais ou profissionais.

NA MEDICINA
Em Locarno, Suíça, na Clínica do Dr. Franz Wehrli, onde se aplica essa ciência, as complicações pós-cirúrgicas diminuíram em cerca de 30%. Os médicos e pacientes são submetidos ao Biorritmo e em dia crítico não operam. No Brasil já acompanhei vários casos de exames e cirurgias e os resultados foram significativos, inclusive com médicos. Programar uma cirurgia eletiva de acordo com o Biorritmo é sinal de uma excelente recuperação.

NOS ESPORTES
É a área de maior número de trabalhos realizados, junto com os acidentes. Avaliando o Biorritmo de um Atleta ou equipe pode-se dar uma tendência de resultado para a partida ou evento. Guga, a Seleção Brasileira de Futebol, a maioria dos atletas de Atlanta, os principais jogos do Campeonato Brasileiro de Futebol, entre outros esportes, sempre são analisados antes de suas apresentações e a tendência de acerto se confirma em mais de 80% dos casos.
Muitas reportagens feitas, antes dos jogos, comprovam este índice, como foi o caso das
Olimpíadas de Atlanta (incluindo a derrota do Brasil para o Japão), Campeonato Brasileiro de 1995 a 2002, Copa do Mundo na França e Japão e os principais torneios em que Guga se apresentou.
No Brasileiro de 97, foi utilizado pelo Botafogo, quando Carlos Alberto Torres foi Técnico,
E levou a equipe à quase se classificar entre as oito melhores, depois de figura no penúltimo lugar da tabela.

NOS RELACIONAMENTOS
Nesta análise encontra-se o grau de compatibilidade biológica entre duas pessoas. Claro que a relação depende de diversos fatores, entre eles o social, cultural, ideais em comum, etc. Com a análise da compatibilidade Biorrítmica entre as pessoas pode-se melhorar ainda mais o relacionamento ou detectar os pontos divergentes, que pode ser no físico, emocional ou intelectual e aí “trabalhar” a relação. No Japão muitas empresas adotam essa análise
para pessoas que trabalham em equipe.

NA POLÍTICA
Existe um trabalho feito por pesquisadores americanos sobre o ex- presidente Eisenhauwer,
onde todas as suas decisões acertadas foram tomadas em fase positiva de Biorritmo, enquanto os erros nas fases negativas. Gerald Ford fez uso efetivo do Biorritmo durante seu Governo. A declaração de FHC sobre a aposentadoria antes dos 50 foi feita em fase negativa do Biorritmo.
Um fato marcante foi o último debate entre Collor e Lula. Collor estava muito positivo, biologicamente falando, e Lula não apresentava um Biorritmo favorável. Neste caso, Lula se orientado adequadamente, poderia ter saído vitorioso naquela ocasião se tomasse algumas precauções sobre suas atividades no dia anterior.

EM TRABALHOS INTELECTUAIS E DE CRIAÇÃO
Jornalistas, advogados, juizes, artistas, músicos, escritores, arquitetos, executivos, artista
plásticos, entre outros, produzem mais e melhor em seus ritmos energéticos, principalmente o emocional e intelectual, estão positivos. Nesse período toda a criação e fluidez de raciocínio afloram de uma maneira mais natural possível. Há dias em que não sai nada no papel e dias depois escrevemos ou compomos que é uma maravilha.

NO RENDIMENTO ESCOLAR
O resultado da pesquisa realizada com um grupo de alunos do Colégio Princesa Isabel foi
semelhante ao das universidades americanas que avaliam o Biorritmo como forma de ajudar o aluno em seus estudos. Quando um aluno utiliza-se de um período positivo da sua curva intelectual para estudar, o poder de assimilação é muito maior. O rendimento do aluno cai em até 30% se o mesmo “esforço” for realizado durante sua curva intelectual negativa. Ou seja, perde-se tempo em uma tarefa feita em hora errada.
O Biorritmo pode detectar os dias favoráveis.


NAS DIETAS
O fator emocional de quem vai iniciar uma dieta se altera e com isso todo seu metabolismo também. Os estudos conclusivos sobre o assunto indicaram que o Biorritmo é decisivo para um resultado mais satisfatório no emagrecimento, principalmente quando o Biorritmo indica o melhor dia, emocionalmente falando, para se iniciar a dieta. Outro fator é preparar um cardápio de acordo com a curva física do “paciente”, onde na fase positiva o organismo queima mais calorias e na fase negativa a queima natural de calorias é menor. Os dados para tal estudo foram analisados por mais de 8 meses em um SPA, no Rio de Janeiro.
O princípio básico da BIODIETA é a reeducação alimentar e a não restrição alimentar. Pode-se comer de tudo que você come, sem restrições.
Só não se esqueça que toda e qualquer dieta precisa da orientação de um Nutricionista, hein?

NA PREVENÇÃO DE ACIDENTES
Considero o item mais importante de meus estudos sobre o Biorritmo, uma vez que pesquisas realizadas no mundo inteiro comprovam cientificamente que de 70% a 90% dos acidentes ocorrem em dia crítico. Na Suíça, de 513 acidentes catalogados no Aeroporto de Zurique, 74% dos pilotos estavam em dia crítico. No Japão, onde existe a associação dos Biorritmólogos, a avaliação dos pilotos é fundamental para se detectar se o piloto está no dia crítico e assim não levantar vôo. Nesse dia o piloto nem passa perto do aeroporto, pois é sua folga.
No Brasil, um levantamento dos acidentes ocorridos no Rio de Janeiro, capital mundial de
acidentes de trânsito, e 89% dos acidentes foram provocados por motoristas em dia crítico.
Segundo dados do Ministério dos Transportes, 90% dos acidentes são provocados por falha
humana e essa falha possui ligação direta com o dia crítico.
Os acidentes com Airton Senna, Edmundo, Emerson Fittipaldi, Mamonas Assassinas, Cláudio Kano, John Kennedy Jr, Maysa, entre outros, ocorreram também em dia crítico. Ainda no Japão o fato de se advertir uma pessoa e recomendar-lhe cautela no dia crítico foi um fator decisivo para uma redução de acidentes nas indústrias. A redução pode chegar até 70%.
Consulte sempre seus dias críticos. É uma forma de prevenir acidentes.


NA GINÁSTICA
Quando você vai fazer ginástica, musculação ou mesmo uma simples caminhada e não sabe como anda seu Biorritmo pode ocorrer uma distensão muscular, câimbra ou algo mais grave. Se seu Biorritmo aponta um dia negativo em seu ritmo físico significa que qualquer esforço extra, além de não conseguir o objetivo desejado o resultado pode ser danoso para seu corpo. E se estiver em dia crítico físico não vá a academia. Muitos professores já orientam seus alunos a fazer seus exercícios de acordo com o nível energético de seu Biorritmo.

NAS EMPRESAS
No Japão, as empresas usam o Biorritmo como forma de prevenção de acidentes e aumento da produtividade pessoal. Um funcionário que opera uma máquina onde há o risco de acidente ele não trabalha no dia crítico. Se um executivo precisa tomar uma decisão importante ou participar de uma reunião o Biorritmo servirá para orientá-lo para o melhor dia dessa decisão ou reunião.
É comum, no Japão, consultores de Biorritmo orientarem funcionários de diversas
empresas na utilização mais adequada de suas tarefas utilizando o Biorritmo. No Brasil, este método já foi aplicado em diversas empresas e o resultado foi altamente satisfatório. O rendimento da equipe chegou a surpreender.
Em uma empresa que atua no mercado de vendas, onde os vendedores faziam o telemarketing e eles próprios realizavam as visitas, o Biorritmo indicou os dias melhores para cada tarefa e o aumento de produtividade veio em forma de mais vendas e, conseqüentemente, uma motivação maior da equipe.


NAS VIAGENS
Seja uma viagem de negócios, passeio ou mesmo a esperada Lua de Mel, o Biorritmo pode
auxiliar indicando o melhor período para a viagem, principalmente se for com uma diferença de fuso horário, onde nosso relógio biológico se altera. Para minimizar o efeito jet lag até mesmo uma mudança nos horários da alimentação é aconselhável, sempre acompanhando o ritmo energético da pessoa.


OUTRAS ÁREAS
Em tudo que fazemos depende de nosso estado biológico geral e tudo acontece melhor quando ele está positivo e neste caso até mesmo uma dona de casa pode ter um resultado melhor na realização de suas tarefas. Até para participar de uma festa pessoas podem fazer uso do Biorritmo e se orientarem quanto ao seu estado energético e a análise é diferente para quem participa da festa e quem é o anfitrião. É importante ressaltar que não se deve ficar “prisioneiro” do Biorritmo e sim ter uma ferramenta importante para saber como estamos e assim viver melhor.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Procure observar e anotar alguma situação que considere importante, principalmente como você estará em seus dias críticos, sem, no entanto sentir-se impressionado com esses dias, uma vez que ele não indica que seu dia será ruim e sim indica que nesse dia sua atenção deve ser redobrada. Quando aos dias positivos e negativos de cada ciclo veja como seu corpo e suas emoções reagem.

Um fato muito importante é observar os fatores externos que você está exposto diariamente. Seu Biorritmo pode apontar ritmos favoráveis e isso não impede de você receber uma notícia desagradável. A diferença é que com seus ciclos positivos, principalmente o emocional, você terá um equilíbrio maior para “amortecer” tal notícia.

Caso queira mais informações, fazer o seu Biorritmo ou mesmo solicitar uma palestra sobre o assunto mande suas dúvidas com seus dados, com telefone, para o e-mail tharabay@yahoo.com.br
Atendemos também via MSN ou Skipe, para consultas e cálculos.

*Texto do professor Luiz Almada, com poucas alterações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate

POSTS MAIS RECENTES NO SEU EMAIL - CADASTRE-SE!