segunda-feira, 29 de agosto de 2016

A TÉCNICA REVERSA DO "NÃO" (GOSTEI...)

Reencontrei um grande amigo e um grande mestre de Programação Neuro Linguistica, Professor Milton, com o qual convivi durante muitos anos em palestras e encontros da juventude. Foram poucos minutos de conversa, já que ele apenas passava por minha cidade e me viu na rua, parando pra dar aquele abraço.

Como não poderia deixar de ser, no pouco tempo em que conversamos não poderiam faltar as lembranças dos tempos de palestrante, e perguntas sobre novidades com as quais ele tem trabalhado, e ele me surpreendeu informando que tem pesquisado uma nova técnica para acabar de vez com os fracassos que algumas pessoas sofrem por pensar uma coisa e conseguir outra (por exemplo, querer saúde mas ficar constantemente doente, querer dinheiro mas viver na pindaíba, etc...). "Resolvi pesquisar uma forma de fazer as armas negativas do cérebro funcionarem positivamente", me disse.

Claro que eu fiquei curioso. Afinal, mesmo sem atuar na área há muito tempo, por conta da minha escolha em me dedicar ao jornalismo, estou sempre atento a novidades que vão surgindo. A pergunta não poderia ser outra: "Como assim, professor?".



Ele, mesmo com pressa, se dispôs a me ensinar...

"Quantas vezes você já ouviu que o nosso cérebro, a nossa mente, não entende o que é um "não"? Com certeza, muitas e muuuuitas vezes", enfatizou. Uma vez, estava em uma palestra e um dos participantes literalmente se revoltou contra as dicas que sempre damos de que 'precisamos pensar de forma positiva', ou seja, ao invés de pensar algo como "não quero ficar doente", usar frases afirmativas como "a cada dia que passa tenho mais saúde e disposição". Para ele, independente de pensar da primeira forma ou da segunda, as imagens que vinham à sua mente eram a de dor e sofrimento (porque no fundo, no fundo, o seu medo era esse). 
Não consegui convencê-lo do contrário e resolvi apelar (nesse momento ele deu um leve riso). Disse-lhe que já que ele acreditava que simplesmente falar positivo não resolveria, mas ao mesmo tempo sabia que ao falar algo com "não" o cérebro fazia questão de apagar essa palavra, sugeri que pensasse em frases negativas, mas com o que queria".

Impossível não dar aquela famosa "cortada": "Como assim?".

"Ora", continuou o Mestre, "eu disse a ele então: O que você pensa com "não" gera as imagens que a frase contém, certo? Por exemplo: Pensa em "não" ficar doente, mas vê imagens de doença. Pensa em "não" ter dívidas, mas vê pessoas batendo à sua porta, notas promissórias, etc... Então, vamos mudar: assim como a técnica de teste que sempre fazemos (Tente NÃO pensar em um elefante amarelo e com tromba preta), que tal usar certas frases como mantra, mas com elementos que gerem imagens concretas? E dei algumas pra ele:
- Eu NÃO sou forte
- Eu NÃO faço exercícios regularmente
- Eu NÃO me alimento bem
- Eu NÃO descanso como deveria
Pra minha surpresa, ele fechou os olhos e repetiu as frases mentalmente. Quando abriu os olhos, me fitou com um largo sorriso. Perguntei o que havia acontecido. "Cada coisa que pensei veio à minha mente como eu gostaria que viesse", ele disse, chegando em seguida a gargalhar. Tratei de ancorar a sensação e disse apenas que ele continuasse a fazer isso todas as vezes que quisesse pensar em algo que deseja, mas para garantir ainda melhores resultados, após algumas frases ele deveria retirar o "não" e passar a usar a frase afirmativa".

Após isso, segundo o professor, o cliente ligou por pelo menos três vezes, para informar dos resultados que estava alcançando com essa técnica inventada de última hora e por pura necessidade. Por isso, ele resolveu pesquisar um pouco mais a fundo e testá-la com outras pessoas em seus cursos. "Ainda estou na fase de levantamentos, mas até o momento os resultados tem sido maravilhosos para muita gente, especialmente as que sentem grandes dificuldades em "pensar positivo" quando tudo a faz pensar de forma contrária".



Como qualquer curioso da área, resolvi me colocar como mais um voluntário nesta pesquisa, e pedi que ele me passasse a "técnica".

Não poderia ser mais simples:

"Pense primeiro no que você deseja. Pode ser algo relacionado à saúde, bem estar, um bem que deseja adquirir.. a tendência é que, no momento em que você pensar, a primeira coisa que virá pra atrapalhar qualquer boa intenção é lembrar que você não tem isso, e as imagens e frases que surgirão são exatamente o contrário. Ex: "Eu desejo ter um carro", mas a imagem que me vem à mente é a dos passos e passos que dou à pé, os ônibus lotados que enfrento, etc...
Sendo assim, elabore a frase do que vc deseja de forma negativa, e perceba o que acontece. Ex: "Eu NÃO tenho o (marca do carro que você quer) que tanto desejo". Todos que fecharam os olhos e disseram a frase colocada desta forma, pensaram exatamente no veículo que querem, e até dirigindo-o.

Então, o que você vai fazer:
- Elaborar as frases com o que você deseja, mas dizendo-as em frases com 'não':
• Eu NÃO tenho o dinheiro que desejo
• Eu NÃO sou criativo como desejo
• Eu NÃO tenho a saúde (a força, a alegria, a velocidade, o bem estar) que desejo
• Eu NÃO sou rico...
E outras que você considerar interessante.

"Você vai repetir a frase escolhida por um bom tempo, mas aos poucos vai simplesmente retirar o "não", mantendo-a desta vez de forma positiva. Ex: Eu "não" tenho dinheiro, eu "não" tenho dinheiro, eu "não" tenho dinheiro, eu tenho dinheiro, eu tenho dinheiro, eu tenho dinheiro... e perceba se as imagens e pensamentos continuam os mesmos. Se continuarem, mantenha as frases e 'ancore' (toque em alguma parte específica do seu corpo ou diga uma palavra para marcar o momento. Ao repetir o gesto ou a palavra, traga de volta essa sensação gostosa). A tendência é continuar.

"Lembre-se de que esta técnica, que em princípio estou chamando de "Técnica Reversa do Não" vale para dar uma boa "enganada" no cérebro, te ajudando a criar na mente as imagens do que deseja, mas principalmente quando você tem dificuldade para fazer isso da forma convencional. Se você tem facilidade em criar imagens e pensamentos positivos, não precisa dela", completa o instrutor.

Bem... eu já vinha testando uma outra forma de gerar pensamentos positivos mesmo quando são os negativos os mais fáceis de surgirem na cabeça, utilizando os recursos da ATPP, e também com ótimos resultados (em outro post eu repasso como você também pode se valer disso), mas fiquei tão curioso e entusiasmado com essa novidade que resolvi postar sobre ela antes.

Faça o seu teste aí, como num mantra, e perceba o que acontece. Eu estou adorando...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate

POSTS MAIS RECENTES NO SEU EMAIL - CADASTRE-SE!