terça-feira, 8 de março de 2016

SER INSATISFEITO E AMBICIOSO... EIS O SEGREDO!





Que sua mente seja um turbilhão de novas idéias, e sua alma livre para buscar novos caminhos, sempre!
Estava aqui aproveitando uma breve parada para eliminar as dores de uma lesão por esforço repetitivo (que, acredite, é ruim pra caramba, e por isso estou fazendo esta digitação por voz), para assistir a alguns videos que auxiliam no crescimento pessoal, na transformação, na mudança.

Novamente, deparei-me com uma apresentação do filósofo, consultor, professor e um dos maiores palestrantes do país na atualidade, Mário Sérgio Cortella (admito, sou fã, e daí?), e logo no inicio voltei a me encantar com a sua fala sobre a "Insatisfação Positiva". 

Com seu jeito muito bem humorado, ele cita o exemplo de um grupo que esteve no Brasil recentemente em mais uma turnê que arrebatou multidões, os Rolling Stones, como clássico modelo de pessoas de não aceitam a inanição da "satisfação" que paralisa, que adormece, que entorpece, mas sim que buscam estar em constante revolução, sem parar, sem aceitar limites. "Putz", penso sempre que assisto a esse vídeo,"Quero ser como estes caras!"

No entanto, me peguei analisando a minha própria vida, minhas próprias buscas, e descobri (felizmente), que na verdade não estou satisfeito (Uau! Que bom!).

Uma pessoa que quer viver de fato uma vida produtiva e feliz precisa seguir em frente, buscar conhecimento, abrir novos caminhos. Só consegue isso quem não aceita simplesmente ficar parado no tempo, no lugar comum, mantendo o status quo, ficando na zona de conforto. 

Isso porque o insatisfeito positivamente é também ambicioso. Ele sempre quer mais, chegar mais alto, seja em termos financeiros, sucesso profissional, alcance de grande número de pessoas com suas idéias... 

É diferente da insatisfação negativa, aquela que só faz a pessoa reclamar da vida, do trabalho, dos colegas, do salário que ganha, mas não leva ninguém a fazer algo diferente. E como você já deve saber (tomara que saiba), quem faz sempre a mesma coisa obtém sempre o mesmo resultado (é o que Einstein chamava de tolice, ou seja, no palavreado mais comum de hoje, burrice mesmo).

A insatisfação positiva, por sua vez, não nos deixa estagnados. Nos torna ávidos por informação, por aprendizado, por novidade, e o ambicioso fica tomado pela vontade de passar tudo isso adiante, pois ensinando temos a oportunidade de aprender ainda mais. Já ouviram falar ou viram em algum lugar que "ninguém é tão sábio que não tenha nada a aprender, e tampouco tão burro que não tenha nada a ensinar"? Pois esse é o lema de quem está disposto a buscar mais e mais conteúdo positivo para sua vida, e, claro, usá-los em beneficio próprio e de mais pessoas.

Não confundamos jamais essa tal "ambição" com ganância. O ambicioso aprende, ganha dinheiro, tem sucesso, mas sempre respeitando princípios que levam ao equilíbrio, partilhando o que conseguiu acumular com aqueles que o cercam e muitos outros, e ensinando a todos que puder como chegar no mesmo patamar. O ganancioso quer tudo isso apenas para si, e a qualquer custo. O ambicioso não teme perdas, porque sabe que tudo pode ser recuperado. O ganancioso mata para não perder, e se mata se não conseguir evitar a derrota.

E então, como você se sente com relação à sua vida? Como está o seu casamento, o seu namoro, o seu trabalho, o seu contato com os amigos (ou colegas apenas)? Quanto ganha por mês ou por ano? Você consegue ir onde quer, quando quer, e do jeito que quer? Está satisfeito com o que tem, e em não ter o que até deseja, mas não tem e duvida que alcançará?

Pois bem, eu não estou...

Posso garantir que amo tudo que tenho, tudo que conquistei, mas ainda quero mais. Porém, não me preocupo com o que ainda não tenho, porque estou no caminho para chegar lá.

Que sua mente seja um turbilhão de novas idéias, e sua alma livre para buscar novos caminhos, sempre!

"Minha querida Alma! Faça de mim, hoje e sempre, uma pessoa positivamente insatisfeita!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate

POSTS MAIS RECENTES NO SEU EMAIL - CADASTRE-SE!